Gases para principiantes
Cada gás tem suas próprias características. Escolher o gás certo assegura que a maçarico queimará à temperatura desejada. Quando acetileno, hidrogênio, propano, MAPP® e gás natural são combinados com oxigênio, eles atingem temperaturas variando de 1900 ° C a 3500 ° C, o suficiente para a maioria das aplicações de jóias.
O acetileno, como o querosene, é feito de gás natural. Ele tinha sido usado principalmente para soldagem até que os joalheiros adaptaram a chama 3500 ° C de oxiacetileno para fundir, cortar, soldar, derreter e metal fundido com o maçarico. O  acetileno produz uma chama tão intensa que fará um buraco na maioria dos metais, a menos que a maçarico oxiacetileno seja mantida em movimento constante. O acetileno é muitas vezes evitado em favor de outros gases porque além de deixar a fuligem atrás, mas produz um subproduto de carbono que contamina algumas ligas de ouro e platina. Alguns joalheiros, no entanto, defendem seu maçarico de ar / acetileno Perst-O-LiteT Acetylene ($ 156).
Embora ele não queime tão quente como oxigênio / acetileno, oxi / acetileno, ele passa de uma chama macia para o aquecimento e a fundição para uma chama de tamanho de alfinete com a mudança de uma ponta. O bônus com o ar / acetileno é que não há tanques para comprar porque o acetileno mistura com o ar na cabeça da maçarico.
O propano e o gás natural produzem chamas isentas de carbono, que, embora a temperatura mais baixa do que o acetileno (2900 ° C para o propano, 2820 ° C para o gás natural), são bons sistemas de uso geral para a maioria dos joalheiros. No entanto, esses gases dependem da disponibilidade.
O hidrogênio é o gás de escolha quando se molda ou derrete a platina porque a sua queima de fogo de 2680 ° C é limpa. No entanto, é mais caro do que os  outros gases, não tão prontamente disponíveis, e requer manuseio e armazenamento cuidadosos.
O butano é acessível, portátil e prontamente disponível, mas sua baixa temperatura máxima de chama de 2750 ° C restringe suas aplicações.
O gás MAPP® é uma combinação de gás de petróleo liquefeito e metilacetileno-propadieno. É um combustível não tóxico, de fácil detecção, estável e de alta energia, cuja rocha de 2930 ° C é utilizada em lâminas, brasagem, soldagem, recozimento, corte de chamas e fogo-endurecimento. Ele se aquece mais rápido e melhor do que uma maçarico de ar / propano, mas não tem a flexibilidade da chama de uma maçarico de oxi / propano. A maioria das lojas de ferragens armazena MAPP® em cilindros descartáveis ​de​ meio kilo.
Os geradores de oxigênio são uma alternativa recente aos tanques de oxigênio pressurizados. “Não deve ser confundido com os concentradores de oxigênio que vieram do campo médico, ter uma vida curta e apenas trabalhar com pequenos queimadores”, diz Mike DeMasi, do Wale Apparatus, “geradores de oxigênio apagam maçaricos extraindo oxigênio da atmosfera, e isso é O que os torna tão rentáveis. Eles exigem grandes compressores para executar o maior Carlisle Burners. No entanto, se mantido com alterações de
filtro, eles são seguros e têm uma vida ilimitada. Eles podem custar de US $ 1.500 a US $ 10.000 “.
O maçarico de acetileno Prest-O-Lite, embora não queime tão quente como oxigênio / acetileno, não há tanques para comprar. Imagem cortesia de Stuller.
Tradução: E. Marinho